quinta-feira, 18 de julho de 2013

Quem foi Padre Aneto Bogni?




O Padre Aneto Bogni nasceu em Lombardore (Torino- Itália) no dia 28 de dezembro de 1890 e foi ordenado sacerdote Carlista no dia 29 de maio de 1915 no Seminário Diocesano de Ivera.
Convidado pelo amigo e conterrâneo Padre João Constanzo, aceitou unir-se os imigrantes italianos no Rio Grande do Sul. Aos 31 de março de 1921 foi nomeado vigário da paróquia de São Luiz de Casca, que na época compreendia, além de Casca e Evangelista, as localidades de Vila Maria, Montauri, São Domingos do Sul, Vanini e Santo Antônio do Palma.
Enfrentou muitas dificuldades, fazia seu atendimento religioso sempre a cavalo, atendendo a uma grande quantidade de capelas, sem receio de enfrentar frios intensos e dias chuvosos em estradas de difícil acesso. Sacrificou boa parte de sua vida na obra da construção da Igreja Matriz de Casca, que foi iniciada por ele e inaugurada em 14 de abril de 1929. Exercia simultaneamente as funções de pároco e mestre de obras.
Em 1939, foi transferido para a paróquia de Cotiporã, em 1942 para Nova Bassano e a partir de 1943 para Protásio Alves (atualmente Nova Prata) onde veio a falecer em 1950 enquanto oficiava as funções da Ressurreição do Senhor no Sábado Santo, no dia 08 de abril. Os restos mortais do Padre Aneto Bogni encontram-se na Igreja Matriz de Casca, obra que orgulha o município de Casca e de toda região.

Padre Aneto Bogni foi um desafiador, fez parte da história de Casca e região. Mas acima de tudo, foi elemento fundamental na construção da Igreja Matriz de Casca. Você conhece mais histórias sobre o Padre Aneto Bogni?

Alguém vivenciou ou conhece histórias sobre como foi a construção da Igreja Matriz?
Como foi possível sua construção? Quais as técnicas construtivas e materiais?
Como era realizado o transporte dos tijolos? A origem da areia?
Algum familiar seu contribuiu para a construção? Como?





Um comentário:

  1. Rodrigo José Odorissi11 de fevereiro de 2017 às 05:48

    Meu avô, Antônio Odorissi, trabalhou na construção dá Igreja Matriz, como pedreiro, tinha 20 anos de idade na época dá inauguração em 1929.

    ResponderExcluir